Santa Casa de São José dos Campos nasceu com uma missão

Santa Casa de São José dos Campos nasceu com uma missão

Há 125 anos, a Santa Casa de São José dos Campos nasceu com uma missão: cuidar das pessoas. Fundada no final do século XIX, a instituição cresceu junto com a cidade, transformando-se no primeiro hospital da região. Ao longo de mais de um século de existência, enfrentamos desafios, evoluímos e nos reinventamos, mas sempre mantivemos o propósito que nos trouxe até aqui: acolher, respeitar e cuidar.

Hoje, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência, com mais de 700 médicos e 1.900 colaboradores, além de uma estrutura moderna e avançada. Mesmo depois de 125 anos, o coração da Santa Casa continua o mesmo: a dedicação em salvar vidas e promover o bem-estar da população joseense e de toda a região. Realizamos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias oncológicas e transplantes, e acreditamos que cada gesto, por mais simples que seja, tem o poder de transformar vidas.

A instituição é a primeira Santa Casa do Brasil a receber a certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma conquista que reflete a competência de cada colaborador no compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes. Em 2018, alcançou o Nível 3 da ONA – Acreditado com Excelência, o mais alto nível da certificação, sendo recertificada em dezembro de 2024. No mesmo ano, a Santa Casa também recebeu a certificação por distinção tripla do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), após um processo de avaliação que contemplou as áreas de Enfermagem, Gestão para Integridade e Serviços de Terapia Intensiva, reconhecendo a excelência na gestão integrada, segurança e qualidade no atendimento.

O hospital é referência em transplantes. O serviço é o único do interior que faz transplantes de fígado intervivos e transplantes duplos. Em 2024, a taxa de sobrevida dos transplantados foi de 91%, bem acima da média dos serviços do interior paulista (71%), e do estado com um todo (77%). Desde 2009, a Santa Casa de São José dos Campos realiza mais de 50 procedimentos por ano, incluindo hepáticos, renais e de medula óssea, sempre com a melhor tecnologia disponível.

Outro destaque da instituição é a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), inaugurada em 2005. A unidade atende pacientes de convênios e da rede privada, mas a maior parte da demanda é voltada ao SUS. Em 2024, foram registrados 3.707 atendimentos. Considerada uma das estruturas mais modernas do país, a UTQ conta com médicos que são referência nacional na especialidade. A maioria dos casos é de alta complexidade, e mais de 50% dos pacientes atendidos são crianças, principais vítimas de queimaduras.

No contexto da tecnologia, inclusive, a inovação está entre os constantes investimentos da instituição, como a primeira sala cirúrgica inteligente da região. O ambiente proporciona estrutura necessária para realização de videoconferências em tempo real, possibilitando produção de material para educação continuada e capacitação de médicos residentes, além de apresentações em eventos científicos e participação de equipes cirúrgicas e clínicas remotas.

No âmbito da formação, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) contribui na formação, treinamento e no aperfeiçoamento dos profissionais da saúde para o desenvolvimento social e intelectual da comunidade. O IEP oferece, por exemplo, programa de estágio de aperfeiçoamento em Dermatologia credenciado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), curso técnico em Enfermagem, programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Urologia, entre outras áreas. A Santa Casa também tem parcerias com instituições de ensino, como a Humanitas, Faculdade de Medicina de São José dos Campos.

A história da Santa Casa de São José dos Campos vai além dos números e implementações tecnológicas. Cada parto humanizado, cada atendimento de emergência, cada tratamento intensivo é uma história de acolhimento, esperança e confiança. A maternidade da Santa Casa, com seus leitos confortáveis e UTI Neonatal, é um exemplo de como acolher cada vida desde o seu primeiro respiro.

O compromisso da instituição também é com a sustentabilidade. Ao longo dos últimos anos, houve investimento em práticas que respeitam o meio ambiente e promovem a saúde dentro e fora da Santa Casa, com a redução do uso de recursos naturais e um descarte consciente de resíduos, o que rendeu o Certificado de Amigo do Meio Ambiente.

Celebrar 125 anos de atuação é mais do que olhar para o passado, é renovar o compromisso com o futuro, com cada pessoa que entra pelas portas da instituição em busca de cuidado, amparo e saúde. A Santa Casa de São José dos Campos segue construindo sua história, com a certeza de que a vida é o que mais importa.