Aprenda a reduzir riscos tributários e não seja pego de surpresa

A fiscalização é uma grande preocupação dos empresários.

A cada ano a Receita Federal e os Fiscos estaduais se tornam mais modernos e eficazes na coleta de informações dos seus contribuintes, o que acaba gerando cada vez mais autuações fiscais.

Para reduzir riscos tributários é importante estar ciente das obrigações tributárias, sejam elas a principal ou acessórias, bem como dos procedimentos mais adequados para garantir a segurança do seu negócio.

Entre os principais riscos tributários destacam-se: falta de organização com relação aos prazos de pagamentos de tributos, a dificuldade de compreensão com relação à obrigatoriedade no cumprimento de obrigações tributárias acessórias e entrega de declarações e arquivos digitais aos Fiscos, a gestão ineficiente de documentos, a imputação de multas por descumprimento das obrigações tributárias, entre outros.

Com base nesses riscos elaboramos algumas dicas que vão ajudar a manter a fiscalização longe do seu negócio, reduzindo possíveis riscos tributários.

Confira!

Conheça e acompanhe a legislação tributária

O volume de normas tributárias vigentes no país é muito alto, o que impede que o empresário tenha controle total sobre todas as normativas relacionadas ao Fisco.

Entretanto, isso não impede que o empresário tenha um conhecimento básico a respeito de suas obrigações legais.

Assine newsletters e fique por dentro de informações fiscais relacionadas à sua atividade econômica.

É responsabilidade do empresário conhecer as obrigações atinentes ao seu empreendimento.

Invista no treinamento dos profissionais da área fiscal e contábil

Treinamento e qualificação de profissionais é imprescindível para a produtividade e funcionamento adequado do negócio.

Se você tem um profissional responsável exclusivamente pelas áreas fiscal e contábil, invista em especializações, inovações do CTN, Resoluções e Portarias do Ministério da Fazenda, tudo para evitar que tributos deixem de ser pagos ou que pagamentos indevidos sejam feitos.

Preste atenção ao enquadramento na CNAE

Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é utilizada a nível nacional, e aplicada a todas as empresas que atuam na produção de bens e serviços.

É com esse enquadramento na CNAE que a empresa verifica se ela pode ou não optar pelo Simples Nacional.

O enquadramento tributário adequado permite que a empresa recolha os tributos cabíveis e reduza possíveis gastos desnecessários com tributação.

Preste atenção em seu enquadramento e verifique se ele está de acordo com a atividade econômica exercida.

Utilize um sistema de gestão para reduzir riscos tributários

Toda empresa preocupada com a gestão adequada do seu negócio deve utilizar um sistema de gestão eficiente.

Softwares fiscais ajudam no controle de lançamentos, enviam lembretes de obrigações que devem ser cumpridas, auxiliam na apuração de tributos, integram-se com o SPED Contábil e Fiscal, entre tantas outras funções.

É uma ferramenta indispensável para quem busca reduzir riscos tributários.

Com um sistema de gestão tributária eficiente, conhecimento técnico, enquadramento adequado no CNAE e uma boa assessoria contábil e fiscal, é possível reduzir riscos tributários e garantir que sua empresa não vai cair em malha fiscal e ter futuros problemas com o fisco.

Como o risco tributário afeta o seu negócio?

Deixar de dar atenção aos problemas tributários pode envolver todo o pessoal de setores como vendas, compras e finanças. Logo, é seguro dizer que o seu empreendimento, como um todo será afetado.

Por isso, evite riscos tributários como:

Pagamento errado de tributos

Constantemente ocorrem atualizações tributárias e fiscais. Caso você não esteja atento a isso, pode perder a informação nova e, consequentemente, pagar tributos de forma equivocada.

Se isso acontecer, ao receber auditorias dos órgãos fiscalizadores, a empresa pode ser multada e ter o seu orçamento comprometido.

Regime tributário errado

Atualmente, existem três tipos de regime tributário nos quais a sua empresa pode se enquadrar. Eles são:

1. Simples;
  2. Lucro presumido;
  3. Lucro real.

Cada um deles tem documentações e tributos diferentes. Por isso, certifique-se de que está no regime tributário adequado.

Se o seu negócio estiver enquadrado em um regime sem preencher os requisitos necessários, certamente deixará de pagar impostos e pode ser obrigado a arcar com multas futuramente.

Endividamento

É verdade que as dívidas adquiridas com os órgãos do governo podem ser negociadas e pagas em um período maior de tempo.

No entanto, pensar assim é prejudicial para o bem-estar do seu negócio. Comprometer boa parte do seu orçamento dessa forma vai impedir o seu crescimento.

Afinal, o dinheiro que poderia ser usado para os investimentos, como a aquisição de novas tecnologias para a sua empresa, estará comprometido com o fisco.

Como evitar multas por erros e omissões?

Como vimos, a maioria dos erros envolvidos com o risco tributário pode gerar multas que comprometerão o seu orçamento.

Sendo assim, evite deixar de pagar um imposto propositalmente ou cometer erros tributários. Pode ser de grande ajuda contratar uma assessoria especializada no assunto.

Essas empresas são preparadas para tirar todas as suas dúvidas e guiá-lo nas melhores práticas tributárias sem perigo.

Fica claro que fazer a sua gestão fiscal de maneira eficiente, sem correr riscos tributários, evitando multas por erros e omissões, contribuirá para que o seu negócio se desenvolva cada vez melhor.