Resiliência, Quem Sabe Usar Obtém Ótimos Resultados

Já faz algum tempo que uma nova habilidade entrou na l ista de exigência dos recrutadores: a resiliência.

Será que você possui esta característica?

Ainda mais nesses novos tempos de pandemia.

No dicionário, a resiliência é um termo tradicionalmente usado na Física e se refere à capacidade que certos corpos possuem de voltarem à sua forma original depois de sofrerem pressão ou serem deformados.

Este mesmo conceito foi abraçado por áreas como Administração e Psicologia. Assim, a resiliência diz respeito ao ser humano que se recupera ou de adapta facilmente às situações.

Resiliência: como aplicar este conceito no dia a dia corporativo?

Nossa vida é cheia de altos e baixos e no ambiente de trabalho acontece a mesma coisa.

É preciso saber lidar com colegas de trabalho invejosos e chatos, pressão dos superiores por resultados, acúmulo frequente de tarefas, clientes indecisos que pedem para você fazer alguma tarefa várias vezes, entre outros desafios.

Se diante de todas estas situações extremas de estresse você é capaz de lidar de maneira exemplar com suas emoções e trabalhar corretamente, é uma prova de que a resiliência faz parte das suas qualidades pessoais e profissionais.

Calma, não estou falando que você não pode se estressar com o volume de trabalho ou ficar chateado com um erro de execução no trabalho.

A questão é que uma pessoa dotada de resiliência sabe lidar com as suas emoções e não fica paralisada por causa delas.

Muito pelo contrário: um profissional resiliente procura sempre aprender com essas situações. Identifica seus pontos fracos no meio de todo o contexto e se esforça para melhorar, evitando que momentos como esses se repitam e impactem a equipe como um todo.

A resiliência está atrelada a outras habilidades profissionais também vistas com bons olhos pelas empresas. Entre elas estão inteligência emocional, autoconhecimento, proatividade, senso de responsabilidade, produtividade e criatividade.

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais enxuto, onde um profissional absorve o trabalho de outros colegas e precisa apresentar uma curva crescente de resultados em um espaço curto de tempo, a resiliência é palavra de ordem.

Sem ela, abre-se portas para doenças laborais, o que prejudica a vida profissional e as relações de trabalho.
Como desenvolver a resiliência?

Assim como muitas habilidades que aplicamos no dia a dia, a resiliência é algo que pode, sim, ser aprendido e aprimorado. Vou deixar aqui algumas dicas:

–Conheça suas qualidades e defeitos

O autoconhecimento fará com que você entenda os seus limites e quais situações exigem de você um nível mais alto de resiliência e autocontrole para se manter equilibrado.

2 – Procure enxergar o lado bom de tudo

Receber um feedback negativo do supervisor ou cliente pode ser um caminho para a mudança. Num primeiro momento, a situação causa medo, raiva e frustração, mas existem outras formas de se enxergar uma crítica.

Em vez de ficar arrasado com as palavras, procure absorver as orientações que podem tornar você uma pessoa e um profissional melhores.

3 – Aprenda a observar o ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho é feito de pessoas e você precisa entender como elas se comportam para criar as estratégias certas e viver em grupo.

Entenda como se relacionar bem como cada pessoa e tire proveito disso para tornar o ambiente mais agradável.

Mesmo nos dias difíceis e cheios de pressão, você saberá como superar os problemas ao lado dos colegas de trabalho. Isso também é resiliência!

4 – Cuide das suas emoções

Um dos principais sinais que comprovam a presença da resiliência no comportamento de um profissional é a capacidade de administrar as emoções.

É preciso saber demonstrar com sabedoria a tristeza e a raiva no ambiente de trabalho, de forma que suas reações não paralisem sua capacidade de criação e nem criem o chamado “climão” no ambiente de trabalho.

A resiliência é uma habilidade que você pode desenvolver e, dessa forma, melhorar sua postura profissional.